domingo, 11 de julho de 2010

Um perfil militante e profissional

Daniel Solon, 35 anos, professor de Jornalismo da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Mestre em História do Brasil, e servidor do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Foi presidente da Associação dos Docentes da UESPI (ADCESP) – gestão 2007/2009, e Diretor de Imprensa da entidade (gestão 2005/2007). É diretor regional eleito do Sindicato Nacional dos Docentes de Instituições de Ensino Superior (ANDES SN - gestão 2010/2012) e Conselheiro Universitário (representante docente) na UESPI. Pesquisa e orienta pesquisas sobre jornalismo, história e comunicação. Publicou vários artigos científicos e é organizador do livro “Histórias em Poliedros: cultura, cidade e memória” (EDUFPI, 2008), junto com Julinete Castelo Branco.

No Incra, participou de comandos de mobilização e greve dos servidores, e foi delegado sindical de base do SINSEP/PI (2007). Foi dirigente e fundador da Coordenação Nacional de Lutas (Conlutas) no Piauí.

Na juventude, participou das lutas pelo “Fora Collor” no movimento estudantil secundarista (1992), em Sobral-CE, onde nasceu e viveu até os 18 anos. Na UFPI, foi Diretor de Imprensa do Diretório Central dos Estudantes (DCE) em 1997, gestão "Quando não tinha nada, eu quis". Ex-repórter dos jornais Meio Norte, Agora e Diário do Povo, e ex-assessor de imprensa de sindicatos (Sintepi/Urbanitários; Sintrajufe/Judiciário Federal; Sinsep/Servidores Federais).

É candidato a deputado federal pelo Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU), sigla na qual é militante desde 1997. Antes disso, foi do PT, partido com o qual rompeu por discordância programática e metodológica.

E-mail: danielsolon@hotmail.com

Twitter: twitter.com/danielsolon1616

Nenhum comentário:

Postar um comentário